Apreensão de drogas em Fortaleza cresce 70,8% no 1º bimestre de 2013

O total de drogas apreendidas em Fortaleza em janeiro e fevereiro de 2013 é 70,8% superior em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (27) pela SSPDS, foram 151,2 quilos de drogas apreendidas este ano ante 88,5 quilos nos dois primeiros meses de 2012. O gráfico abaixo discrimina o valor apreendido de cada droga e compara com o ano passado.

Drogas apreendidas no 1º bimestre de 2013

Esse valor destoante da maconha deve-se a uma ação policial realizada em 15 de fevereiro. Um casal foi preso com 112 quilos da droga. Ou seja, apenas essa apreensão representa 74% do total de drogas apreendidas no bimestre.

Quando comparamos os bairros com maior volume de droga apreendida no primeiro bimestre, percebemos que não há um padrão. Nenhum dos dez bairros com maiores apreensões em 2012 aparece entre os “dez mais” de 2013.

Drogas por bairro no 1º bimestre

Mesmo quando detalhamos as apreensões por tipo de droga, poucas localidades aparecem mais de uma vez. Em 2013, Mondubim, Jangurussu/Conj. Palmeiras e Parque Santa Maria aparecem no top 5 de mais de uma categoria. Em 2012, por sua vez, nenhum bairro conseguiu a façanha.

Detalhe das drogas apreendidas por bairro

Para fechar, um panorama do montante de drogas apreendidas por Regional. Enquanto não aprendo a colocar essa informação em um mapa, fica assim. Para visualizar melhor, veja o mapa os limites de cada Regional.

Drogas apreendidas por Regional

2 thoughts on “Apreensão de drogas em Fortaleza cresce 70,8% no 1º bimestre de 2013

  1. Sobre a política de Drogas. Relatório Defensoria Púbica SP 2011/ Banco de injustiças (http://www.bancodeinjusticas.org.br/) .

    85% dos Flagrantes de drogas foram detectados por PM’s, apenas 0,6% pela PF. 82% desses flagrantes foram realizados em via pública, apenas 13% em residências e 3% em estabelecimentos comercias 62% em patrulhamento de rotina; 25% por denúncia e apenas 4% por investigação.

    Estes dados são de SP, mas imagino que o Ceará tenha um cenário similar que por consequência acarreta nessa falta de padrão na apreensão de drogas. Prendem-se usuários e pequenos traficantes, no máximo. Falta inteligência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.