Mapa com os homicídios por km² nos primeiros 4 meses de 2013 em Fortaleza

Enquanto a SSPDS não divulga os dados referentes a Maio, pedi a ajuda do meu amigo Ernesto Molinas para criar um mapa com os homicídios em Fortaleza no primeiro quadrimestre de 2013. Como já tinha falado dos dados brutos e a comparação com 2012, focamos no número de homicídios por km².

Pirambu é o líder, com 19 homicídios por km². Em seguida aparecem Vila Ellery, Moura Brasil, Cidade 2000 e Jardim Iracema, todos com 10 mortes por km². O mapa é interativo e permite selecionar uma determinada área e ver os dados na tabela. Vale a pena perder um tempo navegando pelos bairros.

http://www.arcgis.com/home/webmap/templates/OnePane/basicviewer/embed.html?webmap=5a3926d3dd1548c8b9ffd8ef678c0936&gcsextent=-38.6717,-3.8218,-38.2872,-3.6834&displayslider=true&displayscalebar=true&displaylegend=true&displaydetails=true&displaysearch=true&displaybasemaps=trueVisualizar Mapa Grande

4 opiniões sobre “Mapa com os homicídios por km² nos primeiros 4 meses de 2013 em Fortaleza

  1. Oi Ilo,
    Gosto muito desse seu entusiasmo pelos dados. Uma sugestão: faça o mapa por 100k habitantes. M² não diz muito. Bairros tem tamanhos variados e vc pode levar a crer q alguns são mais violentos do q outros
    Abco
    Vasco

      • Sim, é verdade, é verdade. Foi a empolgação.

        Inclusive, caso cruze com alguma pesquisa legal, por favor, avise.

        Abs,

    • Olá Vasco,

      Tivemos essa discussão com o Ilo. Tradicionalmente os dados de homicídio são mostrados da maneira que você sugeriu (Homicídio/Nro de Habitantes), isso é justamente uma forma de mitigar a tendenciosidade referente ao “tamanho” dos bairros. No entanto, esse “tamanho” pode ser interpretado de diversas formas, uma delas é a área de agregação da variável.
      Tenho minhas dúvidas se a percepção da violência por parte da população se relaciona bem com essa taxa de homicídios por habitante.
      Primeiro, que nem sempre a violência vem associada a população que vive no bairro e sim às pessoas que o frequentam. Quantas vezes se houve que determinado bairro é perigoso e portanto não é bom passar por lá? Principalmente numa cidade como Fortaleza onde a classe média vive escondida em seus carros.
      Outra coisa é o tipo de uso associado ao bairro. Um bairro predominantemente comercial tem menos densidade habitacional mas não necessariamente menos violência. Por outro lado, um bairro muito densamente povoado pode apresentar baixo índice de homicídios per capita e mesmo assim ocorrer um homicídio em cada esquina.
      Por último, vem a questão do policiamento ostensivo (que fique claro que não considero que seja “a” solução para o problema ), com um menor contingente é possível cobrir uma região mais densa em homicídios (Hom./km2).
      Toda estatística será sempre tendenciosa, o importante é mostrar claramente o método empregado, não escolher a conclusão antes do método e sempre que possível mostrar várias faces do mesmo fenômeno.
      Quando tiver um tempinho vou preparar outros mapas para discutir essa questão.

      Já estava pensando em esclarecer os motivos da escolha pela densidade espacial, seu comentário serviu de catalisador.

      Obrigado,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s